Barreiras: Manter a cidade limpa, combater as arboviroses e a proliferação de animais peçonhentos como escorpiões é o foco das equipes da Secretaria de InfraestruturaBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


30/08/2023

Barreiras: Manter a cidade limpa, combater as arboviroses e a proliferação de animais peçonhentos como escorpiões é o foco das equipes da Secretaria de Infraestrutura

Não acumular lixos e entulhos nas calçadas e quintais, além de manipular os resíduos sólidos adequadamente, é algumas das atividades que a população pode realizar para combater pragas urbanas e a proliferação de mosquitos e, consequentemente, de doenças. Essas ações podem, inclusive, se somar com os esforços diários das equipes da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviço Público e Transportes, de manter os espaços públicos limpos e organizados tanto na zona urbana como rural.

Com foco no combate as arboviroses e neste período, também de animais peçonhentos como escorpiões (de comum proliferação e reprodução na região nos meses de agosto e setembro), as equipes realizaram ao longo desse mês, limpeza das margens de calçadas, capina, roçagem, manutenção dos canteiros públicos, varrição e poda de árvores. Também é realizado, rotineiramente, a sanitização de pontos estratégicos, remoção de lixo e entulhos, auxiliada por caçambas, caminhão pipa, motoniveladora, retroescavadeira, pá mecânica e escavadeira hidráulica.

Nesta segunda-feira (28) e terça-feira (29), as equipes removeram entulhos e realizaram limpeza dos espaços públicos nos bairros Sandra Regina, Jardim Ouro Branco, Barreiras I, também na Praça Parque Dom Ricardo Weberberger, Barreirinhas, Morada Nobre e no Centro da cidade. Outro espaço que também recebeu a atenção das equipes, com lavagem e higienização foi a Feira Livre do CAB, por onde passam milhares de pessoas todos os dias.

“Seguimos nesse objetivo de manter a cidade limpa, oferecendo qualidade e bem-estar para todos, porém, precisamos dessa colaboração por parte da população na manutenção dos espaços públicos limpos, o simples jogar lixo no local correto, já ajuda bastante. Nesse mês de agosto e setembro, estamos reforçando ainda mais a limpeza desses espaços, alinhando as estratégias no combate do escorpião, que se prolifera em pedras, barrancos, debaixo de cascas de árvores, entulhos e outros ambientes”, ressaltou Luzeni Santos, subsecretária de Infraestrutura.

Conforme a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses, agosto e setembro são os meses de reprodução do escorpião, nesse período tende aumentar o número de casos de picadas, assim, a orientação é para que todos os moradores realizem a limpeza de quintais, retirem acúmulo de madeiras, pedras e entulhos que são os locais de acomodação do animal.


Fonte:Blog Bahia  /  Dircom PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário