Criado em 2012, o Dia Mundial de Conscientização da Paralisia Cerebral (PC), 6 de outubro, foi lembrado com atividades de acolhimento e muita informação aos familiares e pacientes assistidos pelo Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II), em Barreiras. De forma lúdica, as equipes mostraram a importância da inclusão na semana que também é comemorado o Dia da Criança. “Esta ação integra a Semana da Criança, considerando que temos pacientes de zero a 14 anos que recebem apoio e são acompanhados por uma equipe multiprofissional, então, aproveitamos o Dia de Conscientização da Paralisia Cerebral para reforçar a importância do tratamento na melhora da qualidade de vida, tanto dos pacientes quanto das famílias”, destacou a subsecretária de saúde, Juana Jamille que acompanhou a ação ao lado da coordenadora Geisa Schwambach e da diretora administrativa Fernanda Delgado. O colorido tomou conta da recepção da unidade de saúde que atende, além de Barreiras, pacientes de 36 municípios da região Oeste. Com muita descontração, os pequenos receberam brindes e participaram de brincadeiras com palhaços e a equipe do CER II. Por outro lado, as fisioterapeutas Gracy Prado e Manoela Amaral proporcionaram às mães, muita informação sobre paralisia cerebral, durante uma roda de conversa. Na oportunidade foi realizada ainda, a atualização dos cartões de vacina, com o apoio da equipe da Coordenação do Programa de Imunização (Copim). Como a PC é uma deficiência mais comum na infância, caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo, é fundamental o acompanhamento precoce. “Para ingressar nos programas do CER II, o paciente aqui de Barreiras deve passar por uma triagem inicial com o serviço social onde é constatado se ele se enquadra no perfil da unidade. No caso de pacientes de outros municípios, este acolhimento é realizado por meio de fichas de encaminhamento contendo dados dos pacientes, enviadas ao CER II por e-mail”, explica a coordenadora Geisa Schwambach. CER II – O Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho -CER II, mantém uma rede de cuidados destinada ao atendimento de pacientes com deficiência de Barreiras e outros 36 municípios do Oeste. Integram as equipes de profissionais, médicos clínicos, neurologistas, psiquiatras e ortopedistas; enfermeiras; técnicos de enfermagem; fisioterapeutas; psicólogo; fonoaudiólogos; terapeuta ocupacional; nutricionista; pedagogo e assistente social. Funciona na Rua Nossa Senhora da Conceição, bairro São Miguel (fundos da UPA), de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 18h.Blog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano

09/10/2023

Criado em 2012, o Dia Mundial de Conscientização da Paralisia Cerebral (PC), 6 de outubro, foi lembrado com atividades de acolhimento e muita informação aos familiares e pacientes assistidos pelo Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II), em Barreiras. De forma lúdica, as equipes mostraram a importância da inclusão na semana que também é comemorado o Dia da Criança. “Esta ação integra a Semana da Criança, considerando que temos pacientes de zero a 14 anos que recebem apoio e são acompanhados por uma equipe multiprofissional, então, aproveitamos o Dia de Conscientização da Paralisia Cerebral para reforçar a importância do tratamento na melhora da qualidade de vida, tanto dos pacientes quanto das famílias”, destacou a subsecretária de saúde, Juana Jamille que acompanhou a ação ao lado da coordenadora Geisa Schwambach e da diretora administrativa Fernanda Delgado. O colorido tomou conta da recepção da unidade de saúde que atende, além de Barreiras, pacientes de 36 municípios da região Oeste. Com muita descontração, os pequenos receberam brindes e participaram de brincadeiras com palhaços e a equipe do CER II. Por outro lado, as fisioterapeutas Gracy Prado e Manoela Amaral proporcionaram às mães, muita informação sobre paralisia cerebral, durante uma roda de conversa. Na oportunidade foi realizada ainda, a atualização dos cartões de vacina, com o apoio da equipe da Coordenação do Programa de Imunização (Copim). Como a PC é uma deficiência mais comum na infância, caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo, é fundamental o acompanhamento precoce. “Para ingressar nos programas do CER II, o paciente aqui de Barreiras deve passar por uma triagem inicial com o serviço social onde é constatado se ele se enquadra no perfil da unidade. No caso de pacientes de outros municípios, este acolhimento é realizado por meio de fichas de encaminhamento contendo dados dos pacientes, enviadas ao CER II por e-mail”, explica a coordenadora Geisa Schwambach. CER II – O Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho -CER II, mantém uma rede de cuidados destinada ao atendimento de pacientes com deficiência de Barreiras e outros 36 municípios do Oeste. Integram as equipes de profissionais, médicos clínicos, neurologistas, psiquiatras e ortopedistas; enfermeiras; técnicos de enfermagem; fisioterapeutas; psicólogo; fonoaudiólogos; terapeuta ocupacional; nutricionista; pedagogo e assistente social. Funciona na Rua Nossa Senhora da Conceição, bairro São Miguel (fundos da UPA), de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 18h.

 


O Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá acompanhou na manhã desta segunda-feira (09), o andamento das obras de pavimentação no bairro Jardim das Acácias. Quem o acompanhou na vistoria foi o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Franklin Willer. 

"A obra tem avançado de forma satisfatória. Já são 57.382 m² de asfalto em trechos de 14 ruas, levando dignidade e qualidade de vida para os moradores do bairro", disse o prefeito Junior Marabá. 

"Conversei com moradores e comerciantes da comunidade e a alegria é geral. Depois de muito tempo a urbanização chegando e devolvendo a esperança das pessoas", pontuou. 

Até o momento, já foram contemplados trechos de 14 ruas, são elas: Aroeira, Copaíba, Emburana, Angico, Barbatimão, Baru, Cedro, Ingá, Jequitibá, Oitizeiro, Pau Ferro,Pequizeiro, Flamboyant e Pau Brasil. 

A obra iniciou em julho, depois do avanço de 85% do serviço de esgotamento sanitário, o que vai garantir um asfalto sem recortes no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário