Barreiras: Hospital do Oeste inaugura primeiro Banco de Leite Humano da regiãoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


21 de dez. de 2023

Barreiras: Hospital do Oeste inaugura primeiro Banco de Leite Humano da região

 211223ho13  

O Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, inaugurou no último dia 8 o primeiro Banco de Leite Humano do oeste da Bahia. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e a previsão é atender cerca de 1500 mães por mês. O banco de leite servirá para acolher os bebês que estão em atendimento nas repartições do HO, suprindo as demandas regionais.

A partir de agora, mães que estejam em fase de lactação podem doar o excesso de leite que produzirem ao Banco de Leite Humano do HO, considerado uma conquista para toda a população da região. Com modernos sistemas de coleta e tratamento, a unidade está apta a receber grande volume de leite humano para distribuição aos bebês prematuros que necessitem do alimento.

211223ho1

A diretora geral do HO, Marina Barbizan afirma que o HO anseia pelo Banco de Leite há alguns anos: “Tivemos um fundamental apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com o fornecimento dos equipamentos. É uma grande contribuição para a população da região oeste e trará inúmeros benefícios para o hospital, principalmente para os bebês fragilizados que estão em tratamento, seja pela prematuridade ou pela necessidade de consumir um alimento tão rico e nutritivo que é o leite natural”.

“A população precisa saber que já estamos de portas abertas”, afirma a enfermeira responsável pelo Banco de Leite Humano do HO, Nubia Maia. Ela explica que, “inicialmente as coletas serão realizadas no HO, pelo fato de possuirmos toda uma estrutura que não só coleta o leite, mas também acolhe as mães. Aqui, nós orientamos, ensinamos técnicas para melhorar a ordenha em casa, fornecemos dicas de alimentação e temos todo o suporte para o bebê durante o processo de coleta de leite da mãe”, informa.

Representantes do governo municipal estiveram presentes para conhecer o funcionamento e visitar os setores do Banco de Leite e a diretora do Hospital da Mulher, Patrícia Jeane, destacou a importante parceria da unidade com o HO. “O Hospital Municipal da Mulher terá um vínculo intenso com o Banco de Leite do Hospital do Oeste. Queremos formar parceria para futuramente implantar um ponto de coleta em outros setores da saúde pública municipal”, salientou.

211223ho

O Banco de Leite do HO ajudou a melhorar a qualidade de vida do filho de Maria Brígida, moradora do município de Angical. “Fico feliz por receber essa ajuda, nessa fase difícil do meu filho prematuro. Assim como ajudou minha família, tenho certeza de que agora ajudará muitas outras pessoas. Penso nas mães que não conseguem produzir leite, um alimento tão importante nessa fase da vida para o seu bebê”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário