Inicia em Barreiras o programa de iluminação pública com as atividades de campo do Consórcio IluminaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


4 de jan. de 2024

Inicia em Barreiras o programa de iluminação pública com as atividades de campo do Consórcio Ilumina

 

A Prefeitura de Barreiras inicia 2024 reforçando o crescente desenvolvimento da cidade através dos trabalhos de modernização, manutenção e telegestão de todo o Parque de Iluminação Pública do Município, por meio do Consórcio Ilumina Barreiras. A execução das atividades de campo da Parceria Público-Privada (PPP), tiveram início nesta quinta-feira (4), com a operacionalização do sistema que segue até 2036. O Residencial Boa Sorte foi o primeiro bairro a receber as intervenções da concessionária.

Nesta etapa do projeto, seis equipes que integram o Consórcio Ilumina Barreiras realizarão a substituição das lâmpadas convencionais pela nova iluminação em LED, com reposição de lâmpadas e instalação de braços e novas luminárias tanto nos bairros da sede, como nas comunidades rurais do município. A estimativa é que mais de 20 mil luminárias sejam trocadas, dentro de um cronograma a ser cumprido entre seis a oito meses.

Supervisionado pela Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, a concessionária irá disponibilizar nos próximos meses canais diretos para interação com a população através de número gratuito 0800, aplicativo e site específico da empresa. Os bairros Morada da Lua, Santa Luzia, Centro, Vila Amorim, Barreirinhas, Cascalheira, Vila Brasil, Loteamento São Paulo e o Loteamento Rio Grande, serão os próximos que receberão a modernização, eficientização, expansão, gestão e manutenção do sistema de iluminação pública.

Nesse quesito, Barreiras foi a segunda cidade do Estado e a décima primeira do Brasil a realizar uma PPP de iluminação pública e que agora implanta os serviços, em um processo que teve início em fevereiro de 2020 com a assinatura do projeto junto à Caixa Econômica Federal, através de recursos do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parceria Público-Privada (FEP CAIXA).

O contrato, de acordo com o prefeito Zito Barbosa, garantirá além de uma nova e moderna iluminação, também mais segurança com sustentabilidade através de tecnologia de ponta. “Nosso objetivo para 2024 é seguir em frente com obras e ações que manterão Barreiras na trilha do desenvolvimento. Estou muito feliz com o início dos trabalhos de campo da concessionária que transformará completamente a iluminação pública em nosso município, com a implantação de serviços inteligentes como o sistema de monitoramento em mais de três mil pontos de iluminação. A partir de agora além de ser referência em quesitos como gestão, negócios, infraestrutura, segurança pública, educação, saúde e dentre outros, passaremos a ser referência também em iluminação pública”, pontuou o prefeito da Capital do Oeste.


Fonte: Blog Bahia  / DIRCOM, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário