A Guarda Civil Municipal de LEM emite balanço das atividades desenvolvidas na última semanaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


5 de fev. de 2024

A Guarda Civil Municipal de LEM emite balanço das atividades desenvolvidas na última semana

 

A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, informa os principais atendimentos prestados à comunidade Luiseduardense na última semana, entre os dias 29 de janeiro a 04 de fevereiro de 2023.


Perturbação do sossego

Diversas perturbações do sossego foram atendidas pela GCM durante a semana.

Cerca de 15 (quinze) ocorrências de perturbação do sossego foram registradas entre os dias 28 de janeiro a 04 de fevereiro em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães, havendo a necessidade de intervenção direta dos agentes da GCM-LEM.

Durante a noite do dia 04 de fevereiro o Comandante da Guarda recebeu uma denúncia, nela o denunciante alegou que um vizinho estaria fazendo muito barulho com o escapamento de moto. Ao chegarem no local não encontraram o referido vizinho e foram recepcionados por uma menor de idade que estava no aguardo do retorno dos motoqueiros, estes ao chegarem foram abordados e foi possível constatar a embriaguez de ambos (acima do nível permitido para a direção de veículos) e a falta de documentação CNH, os veículos foram recolhidos pela SUTRANS e ambos motoqueiros foram encaminhados ao DISEP.

GCM presta apoio a SAMU

Ao decorrer da semana a Central da GCM foi solicitada para auxiliar SAMU por 03 (três) vezes. Diante do exposto a GCM foi ao local prestar apoio à equipe de saúde conforme solicitado, encaminhado as vítimas para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A guarda foi solicitada a prestar apoio a uma senhora que se encontrava em surto psicótico e necessitava ser encaminhada a UPA para receber o devido tratamento.

Imagem 1

GCM realiza apreensão de drogas

Durante a realização de rondas no bairro Mimoso I, a GCM avistou um civil fumando e ao aproximar-se puderam identificar um cheiro forte característico de entorpecente. Abordaram então o cidadão que estava sob posse de 02 (duas) trouxas de substâncias idênticas a maconha (3.07 gramas), devido a tal o homem foi encaminhado ao DISEP para que as medidas cabíveis fossem tomadas.


GCMs atendem chamados referentes a violências Contra a Mulher

Durante a segunda-feira (02/02) por volta das 21hrs, no bairro Jardim das oliveiras a guarda recebeu uma denuncia de que um homem estaria perseguindo uma mulher (junto a duas crianças sendo uma delas de colo) por entre o matagal que ali existe. A vítima buscou ajuda em um estabelecimento próximo onde foi acolhida até a chegada dos agentes.
O agressor já havia deixado o local, pois as pessoas no bar o repreenderam, retornou então para a residência onde foi encontrado em estado extremamente agressivo com a guarda, foi preciso algemá-lo para que não se machucasse e ao demais ali presentes, o encaminharam ao DISEP, junto a vítima para formalizar a queixa.

Durante o sábado dia 03 (três) de fevereiro a GMC recebeu um pedido do escrivão do DISEP. Havia uma vítima de violência doméstica formalizando sua denúncia que estava com informações de onde agressor poderia estar, os agentes diante de tal pedido e com a informação em mãos foram em busca do infrator que de fato estava próximo do local indicado pela vítima, sendo então levada ao DISEP para finalizar a denúncia.

No primeiro dia de fevereiro a GCM recebeu uma denúncia através da Central 153, de uma moça alegou estar sendo ameaçada por seu irmão, que estaria também destruindo os itens de sua casa. Informou que o mesmo disse que mataria ela e o seu filho pequeno caso ligasse para as autoridades. Ao chegarem na residência foi possível atestar a veracidade do relato e encaminharam então a vítima ao DISEP para formalizar a denúncia.

No decorrer da semana a guarda prestou apoio a uma vítima que supostamente sofreu violência sexual. Tudo começou com um caso de agressão contra a mulher envolvendo a mãe, pai e irmão da moça esse ocorrido foi apartado pela PM, a moça ao dirigir-se à delegacia pediu carona a um desconhecido, durante o percurso o agressor parou em um local isolado e cometeu o estupro seguido de abondono da vítima. Durante a ronda a GCM prestou apoio a essa moça, encaminhando-a ao DISEP mas a mesma preferiu não seguir com a denúncia, porém foi aconselhada a procurar a delegacia da mulher.


GCM realiza apreensão de suposto realizador de cadastro nesta cidade

Segundo denúncias recebidas no dia 29 (vinte e nove) de fevereiro, havia no bairro Boa Vista dois cidadãos recolhendo informações com o intuito de realizar cadastros para futuras aquisições de casas populares na cidade. Ao serem abordados alegaram ser no MSTS e a ação que estavam realizando foi a pedido do órgão, fez-se então necessário o uso de força pois um dos envolvidos evadiu-se do local tornando-se agressivo com a guarnição. Encaminharam ambos os homens ao DISEP para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

A Guarda Civil Municipal com o apoio da GPA e junto a Secretaria de Sustentabilidade tem realizado operações referentes às ocorrências de perturbação do sossego que ocorrem por toda a cidade. A ação foi realizada durante o sábado às 21 hrs.

As operações Praça Segura têm sido realizadas desde o começo do ano de 2024, visando a verificação e o reforço da segurança em todas as praças do município, com o intuito de instaurar a ordem e paz para todos que utilizam esses locais públicos de lazer.

Além da operação Praça Seguras, as rondas tem se estendido ao comércio e a Zona Rural, a fim de averiguar a legalidade de funcionamento bem como prestar apoio em caso de socorro, o intuito tem sido promover o bom convívio entre a população e as forças de autoridades.

A Guarda Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, ou através do WhatsApp (77) 9 9701 4560.

Nenhum comentário:

Postar um comentário