Atuação integrada das Forças de Segurança garantiu tranquilidade no Carnaval Cultural do Barreiras Folia 2024Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


14 de fev. de 2024

Atuação integrada das Forças de Segurança garantiu tranquilidade no Carnaval Cultural do Barreiras Folia 2024

 



Garantir a tranquilidade dos foliões no maior carnaval do interior da Bahia, foi o foco do trabalho integrado das Forças de Segurança que atuaram em Barreiras. Durante o contagiante Carnaval Cultural do Barreiras Folia, que começou no dia 9 de fevereiro e se estendeu até esta terça-feira, 13, as Forças de Segurança estiveram em ação para assegurar tranquilidade e paz aos foliões. Sob a coordenação da Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, um robusto contingente composto pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Técnica e Cootrans, estiveram presentes, com uma diversificada estrutura de segurança montada no circuito Zé de Hermes e imediações.

Com 12 postos elevados distribuídos por todo o circuito, com uma atenção especial para áreas movimentadas nos palcos Tradição (Praça Landulfo Alves), Inovação (Praça Leizer Jesuíno), e Emoção (Cais e Porto), a Polícia Militar manteve um efetivo de policiais que circularam, continuamente, pelo Zé de Hermes. Além do efetivo em atividade, a corporação contou com um número considerável de motos e viaturas, uma presença ampliada com o objetivo de também aumentar a sensação de segurança.

A Guarda Civil Municipal, atuou com sete patrulhas e 60 homens por noite, totalizando um efetivo de 300 ao longo dos cinco dias de festa, realizando patrulhamento preventivo para ampliar a sensação de segurança e tranquilidade aos participantes da folia. Para melhor conforto dos foliões, a Prefeitura instrumentalizou quatro entradas de acesso ao circuito do Carnaval Cultural, onde, com detector de metal, foi feita a vistoria dos foliões. A Coordenação Municipal de Trânsito (Cootrans), atuou na orientação e organização do tráfego, com o apoio de soldados e oficiais do 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), contribuindo com a segurança dos condutores, especialmente dos turistas presentes na cidade para curtir o Barreiras Folia 2024.

O monitoramento eletrônico, com câmeras de reconhecimento facial e de 360 graus, foi uma das estratégias que possibilitaram mais cuidado e segurança com os foliões. O Comando de Policiamento Regional (CPRO) relata que o Carnaval Cultural transcorreu na mais completa tranquilidade. “Pegando os três primeiros dias como exemplo, consideramos o carnaval bastante calmo. Acho que todo mundo viu a quantidade de famílias que veio para o circuito. Domingo, que foi o dia mais cheio, a gente tinha mães com toda tranquilidade com seus filhos no circuito. Esta segunda-feira e terça-feira também foi assim, um carnaval tranquilo que todos brincaram despreocupados”, diz o subcomandante do CPRO, ten. cel. Cristiano Gouveia.

Já o 17º Batalhão de Bombeiros Militar atuou com uma média de 35 a 40 bombeiros por dia, oferecendo atendimento pré-hospitalar em coordenação como o Samu e uma estrutura de combate a incêndios dentro do circuito. De acordo com o comandante das operações, capitão Romilson Ramos, foram registradas poucas ocorrências nos cinco dias, e assim, as ações se concentram em orientações, especialmente em relação às crianças para evitar que elas se perdessem de seus pais, e desta forma, minimizar os problemas relacionados a esta questão.

O comandante considera que a tranquilidade deve-se, principalmente, ao plano de segurança montado em conjunto com as demais forças de segurança. “Com certeza uma das estratégias que têm tido sucesso é esse trabalho conjunto da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal, da Polícia Civil, do BEC, do Corpo de Bombeiros Militar, de todas as forças, a atenção da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito e das demais secretarias, isso foi fundamental para o sucesso do evento”, diz o capitão, Romilson Ramos.

O trabalho integrado, incluindo a Polícia Civil, foi fundamental para manter a ordem e a paz. No posto da Polícia Civil, o clima foi de baixa movimentação quanto ao registro de infrações penais, perdas de celulares ou objetos, ocorridas no âmbito do circuito do Carnaval Cultural. Na escala de plantão, que começou das 19h até às 5h, trabalharam por noite, 2 delegados, 2 escrivães, 6 agentes, e junto, ainda funcionou o Departamento de Polícia Técnica. Com isto, o Carnaval Cultural do Barreiras Folia foi marcado não apenas pela alegria, mas também, pelo compromisso das Forças de Segurança em oferecer um ambiente seguro e saudável para todos os participantes.

“Graças à ação das forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Civil e Segurança Privada, os foliões puderam curtir com muita paz, aproveitando um carnaval de grandes atrações e com muita segurança. Esse é o resultado do trabalho integrado das Forças de Segurança unidas em prol do sucesso do maior carnaval cultural da história de Barreiras”, completa o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio.

Além da segurança proveniente das forças policiais, a Vigilância Sanitária municipal também esteve ativa, fiscalizando a qualidade dos alimentos e bebidas vendidos, verificando prazos de validade e fluxo, garantindo a saúde dos foliões. Foram seis fiscais atuando diariamente. “É um formato novo dentro do nosso carnaval, diminuiu o percurso mas não diminuiu a vigilância e proteção da saúde porque a nossa missão é fazer a prevenção antes que as coisas acontecessem”, diz o coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário