Bancos e Correios abrem na Quarta-feira de Cinzas em horário especialBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


14 de fev. de 2024

Bancos e Correios abrem na Quarta-feira de Cinzas em horário especial

 

Uma das épocas mais festivas do ano está chegando ao fim e, por isso, nesta quarta-feira (14) alguns serviços e comércios já retomam os atendimentos ao público.

O g1 preparou uma lista com o que abre a partir desta Quarta de Cinzas (veja abaixo).

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias do país retomam os atendimentos presenciais, mas os horários serão reduzidos na quarta-feira.

A resolução estipula que os bancos abram 12h (no horário de Brasília) e funcionem por três horas. No entanto, em estados com uma hora a menos que o horário de Brasília, as agências vão abrir 11h e seguir até 14h (como em Rondônia).

Além dos serviços presenciais nas agências, os bancos disponibilizam opções de atendimento online e por telefone aos clientes.

As contas de consumo, tais como água, energia e telefone, com vencimento no dia do feriado, poderão ser pagas no próximo dia útil sem acréscimo.

Correios

Os serviços de entrega dos Correios serão retomados na quarta-feira de cinzas, enquanto as agências estarão abertas a partir das 12h (hora local) para atendimento ao público e vai seguir até 17h.

Ou seja, durante a tarde os rondonienses podem despachar encomendas, fazer pagamentos, e ainda retirar itens da caixa postal, por exemplo.

INSS

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o atendimento será reiniciado na quarta-feira de cinzas, a partir das 14h, para os segurados que possuem agendamentos prévios.

Além disso, os interessados podem entrar em contato com o serviço de atendimento telefônico da Central 135 ou através do portal Meu INSS.

Na quarta-feira de cinzas, o serviço telefônico retornará ao seu horário habitual, das 7h às 22h (no horário de Brasília).

O que é a quarta-feira de cinzas?

É o primeiro dia da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa cristã. As cinzas são 'obtidas' na queima dos ramos de palmeira abençoados no 'Domingo de Ramos' do ano anterior. Segundo a igreja Católica, o uso das cinzas na testa dos fiéis é acompanhada pela frase "Lembra-te que és pó e para o pó voltarás", que simboliza a mortalidade humana e a necessidade de arrependimento e renovação espiritual durante a Quaresma.

Neste dia, muitos cristãos participam de celebrações religiosas, onde 'recebem' na testa uma cruz feita de cinzas, como um sinal de penitência e reflexão sobre a vida, marcando assim o início de um período de introspecção, jejum e abstinência.


Fonte: Blog Bahia  / G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário