Covid ainda mata três crianças a cada quatro dias no BrasilBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


11 de mar. de 2024

Covid ainda mata três crianças a cada quatro dias no Brasil

 Vacinação infantil contra a Covid fica abaixo da média de imunização dos adultos

O boletim Observa-Infância, produzido com dados do Sivep-Gripe/Fiocruz de 2024, aponta que 48 crianças ou adolescentes até 14 anos de idade morreram de Covid-19 no Brasil até a última sexta-feira, 8. Em uma aproximação, são três mortes infantis pela doença a cada quatro dias deste ano.

Das 48 mortes infantis por Covid-19 em 2024, 26 foram de crianças abaixo de 2 anos de idade; quatro entre 2 e 4 anos; e 18 dos 5 aos 14 anos.

De acordo com a análise realizada pelo boletim Observa-Infância, as baixas taxas de cobertura vacinal nessa faixa etária estão associadas à persistência da mortalidade. Apenas 11,4% dos brasileiros até 14 anos tomaram as quatro doses da vacina contra a Covid-19, um percentual menor do que o registrado entre os adultos do país (14,9%).

O grupo com pior cobertura vacinal é o de crianças de 3 a 4 anos de idade, em que apenas 23% tomou duas doses da vacina e só 7% estão com a vacinação completa (três doses).

Na faixa de 5 a 11 anos, a cobertura melhora, com 55,9% do público tendo recebido duas doses e 12,8% completando o esquema vacinal, com três doses.

Os imunizantes contra a Covid-19 estão liberados para crianças acima de seis meses desde o final de 2022 e, a partir deste ano, entrou no Calendário Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde.


 Fonte: Blog Bahia  / A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário