LEM: Guarda Civil Municipal emite balanço das atividades desenvolvidas na última semana , de 22 a 29 de abril de 2024.Blog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


29 de abr. de 2024

LEM: Guarda Civil Municipal emite balanço das atividades desenvolvidas na última semana , de 22 a 29 de abril de 2024.

 

GCM presta apoio a SAMU

GCM foi solicitada para auxiliar SAMU em 05 situações:

Em uma das situações, a GCM foi a um determinado local prestar apoio à equipe de saúde solicitado, conforme o relato uma senhora estaria passando por um surto psicótico devido à falta de medicação apropriada, seu marido por não saber como cuidar pediu apoio ao SAMU, com a ajuda da guarda a moça foi encaminhada a UPA de LEM.

Guarda Civil realiza resgates de animais

No domingo, por volta das 14h, a guarnição foi acionada por uma ONG para auxiliar no resgate de um cachorro caído no bueiro, se encontrando em situação de extrema fragilidade. Com o apoio dos colaboradores da ONG o animal pode ser retirado e ficou aos cuidados do órgão.

Guarda Civil atende denúncia de furto

Durante a terça-feira (23/04) a GCM foi acionada por uma comerciante, segundo relato um homem teria entrado em seu comércio com uma atitude suspeita, como o mesmo ainda se encontrava próximo ao estabelecimento foi possível abordá-lo e após busca pessoal foi encontrando mercadorias do estabelecimento, além de uma arma branca, o indivíduo informou que faz uso de entorpecentes. Ao realizar consulta no sistema INFOSEG, foi identificada passagens por associações criminosas em outras ocorrências, sendo então encaminhado ao DISEP, ficando sob responsabilidade das autoridades lá presentes.

Guarda Civil atende denúncias de violência contra a mulher

No último dia 28 de abril a GCM foi acionada através do Botão do Pânico (aplicativo que auxilia vítimas de violência doméstica), segundo relato da vítima seu ex-companheiro que possui medida protetiva em seu desfavor, estava lhe seguindo e ameaçando e que naquele momento estaria na porta de sua residência. Diante da situação, ambos foram encaminhados ao DISEP.

No último dia 28 por volta das 20h, após denúncia anônima através do 153 a GCM foi solicitada para prestar socorro a uma mulher que estava sendo mantida em cárcere privado pelo seu companheiro, chegando na residência foram recepcionados por um homem e logo após uma mulher saiu correndo de dentro da casa clamando por socorro. Quando interrogada a vítima denunciou agressões de diversos tipos que estava sofrendo nas mãos do homem, quando questionado sobre tal o agressor tentou se homiziar para dentro da residência instigando seus cachorros a investirem contra a guarnição, após muita conversa e negociação o homem se entregou e foi apresentado no Disep de LEM.

No último dia 29 a GCM foi acionada pelo CAPS para prestar apoio a uma possível vítima de violência doméstica sendo atendida naquele momento, ao ser questionada a moça informou que seu companheiro lhe agride constantemente e ameaça sua vida, obrigando-lhe a continuar no relacionamento, ambos foram encaminhados ao DISEP para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

No dia 25 de abril a GCM foi acionada via 153, segundo denúncia da vítima seu ex-companheiro invadiu sua residência e estava levando seus pertences embora, informou também que ela possui um B.O contra o mesmo por agressão, ao chegarem no local o homem já havia deixado a casa, porém, com o auxílio da moça foi possível localizá-lo e encaminhar ambos ao DISEP.

GCM atende denúncias de crime ambiental

No último dia 23, foram registrados dois casos de crime ambiental no município.

Um deles, referente a descarte de resíduos em via pública, o infrator foi aconselhado a realizar esse procedimento no ECOPONTO da cidade.

A segunda ocorrência foi devido ao início de incêndio realizado no bairro Florais Léa III, o homem foi aconselhado a apagar o fogo e não prosseguir com esse tipo de infração.

As operações Praça Segura têm sido realizadas desde o começo do ano de 2024, visando a verificação e o reforço da segurança em todas as praças do município, com o intuito de manter a ordem e a paz para todos que utilizam esses locais públicos de lazer.

* Além da operação Praça Segura, as rondas têm se estendido ao comércio e à Zona Rural, garantindo paz e tranquilidade para todos.

* Com o início do ano letivo de 2024 a Guarda Municipal tem prestado apoio às escolas, realizando rondas nos arredores dos prédios com o intuito de zelar pela segurança, manter a paz e atender a qualquer chamado de emergência que ocorra. Mostrando-se à disposição dos locais de ensino e do saber.

A Guarda Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, ou através do WhatsApp (77) 3628 6832.

Nenhum comentário:

Postar um comentário