Barreiras supera índice nacional e estadual na cobertura da vacina BCG Blog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


6 de mai. de 2024

Barreiras supera índice nacional e estadual na cobertura da vacina BCG

 

O desenvolvimento de vacinas é sem dúvidas um dos grandes avanços da ciência e da medicina no Brasil e no mundo. E é seguindo nesse objetivo de fortalecer o sistema imunológico de crianças, jovens e idosos, que a Capital do Oeste mais uma vez foi destaque no quesito saúde pública municipal. Na última sexta-feira (3), o Ministério da Saúde disponibilizou a atualização do painel com dados contidos na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) destacando o município de Barreiras na cobertura da vacina BCG.

Hoje, a cobertura vacinal de BCG em Barreiras no primeiro quadrimestre está em 70,59%, acima do Ministério da Saúde que apresentou 67,22% e do Estado da Bahia com 51,01%. Em 2023, a Secretaria Municipal de Barreiras alcançou 59,09% nessa cobertura vacinal que protege contra formas graves da tuberculose, uma doença contagiosa que afeta os pulmões, ossos, rins e meninges – membranas que envolvem o cérebro.

Conforme o secretário Melchisedec Neves, a imunização é uma estratégia imprescindível para a saúde pública, evita epidemias e ajuda no controle da disseminação de doenças, dessa maneira, em fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o número de unidades de saúde com Salas de Vacina aptas para a aplicação das doses desse imunizante, que protege as crianças ainda na primeira infância, contra essas doenças graves. Para essa ampliação, técnicos de enfermagem e enfermeiros das Unidades de Saúde participaram de um curso específico coordenado pela Coordenação do Programa de Imunização (Copim).

“Essa é uma informação que nos deixa extremamente felizes porque essa vacina faz parte do calendário nacional de vacinação e é fundamental para crianças na faixa etária de 0 a 7 anos, 11 meses e 29 dias. Até 2023 tínhamos quatro unidades de saúde aptas para aplicação dessa vacina, agora, além do Hospital da Mulher, ampliamos essa cobertura para 21 unidades. Esse resultado é fruto desse cuidado com a saúde pública, por isso, agradecemos o empenho de todos os profissionais na aplicação desta e demais vacinas disponíveis na rede pública municipal”, ressaltou o secretário municipal de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário