Com quase 2 milhões de hectares, colheita da soja se aproxima do fim no oeste da BahiaBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


9 de mai. de 2024

Com quase 2 milhões de hectares, colheita da soja se aproxima do fim no oeste da Bahia

 

O maior polo produtor de grãos do nordeste do país se prepara para encerrar a colheita da safra 2023/2024 da soja. A região oeste da Bahia já contabiliza a colheita de 1,85 milhão de hectares da oleaginosa, de um total de 1,98 milhão dedicados à cultura. A expectativa da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) é de que ainda na primeira quinzena de maio a atividade seja finalizada, permitindo a divulgação dos dados finais de produtividade, incluindo as médias regionais de cada microrregião produtiva.

A colheita da soja está sendo finalizada na maioria das microrregiões. Na última semana, o ritmo da operação permaneceu constante, com pequenas interrupções devido a pancadas de chuva, informa a Aiba. As áreas remanescentes concentram-se nos municípios de Formosa do Rio Preto, Correntina e Jaborandi.

A previsão é de que as médias de rendimento se mantenham em torno de 60 a 63 sacas de soja por hectare, com viés de manutenção ou alta. De forma recorrente nos últimos anos, a Bahia tem batido recorde de produtividade, sendo considerada o polo com a melhor produtividade da soja no mundo.

Já a colheita de milho está em estágio inicial na mesma região. Até o momento, foram colhidos cerca de 23 mil hectares, pouco menos de 20% do total. Assim como nas lavouras finais de soja, a colheita do milho está sujeita a fatores climáticos.

Soja cresce e milho cai

A safra 2023/2024 de soja na Bahia deve ser encerrada com um aumento de 6,5% na área plantada, chegando a 1,98 milhão de hectares. Já no caso do milho, a área reservada diminuiu 38%, marcando 135 mil hectares cultivados, de acordo com o último levantamento da Aiba.


Fonte: Blog Bahia  / Ascom Seagri


Nenhum comentário:

Postar um comentário