LEM: Abapa promove curso de Operação e Manutenção de Pá Carregadeira com turma exclusiva para mulheres e mãesBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


14 de mai. de 2024

LEM: Abapa promove curso de Operação e Manutenção de Pá Carregadeira com turma exclusiva para mulheres e mães

O Centro de Treinamento e Tecnologia da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizou um curso exclusivamente para as mulheres, muitas delas mães. A capacitação, concluída na última quinta-feira (9), estimula o desenvolvimento do conhecimento e a valorização da mulher dentro do agronegócio. O curso, promovido em Luís Eduardo Magalhães, também evidencia as novas possibilidades no mercado de trabalho do setor agrícola, área de grande demanda profissional no oeste da Bahia.

Uma das participantes, Ana Camila Silva de Oliveira tem 23 anos e há dois anos iniciou sua vida profissional seguindo o exemplo do pai e do avô, na direção de um caminhão Truck. Atualmente ela organiza o seu tempo para atender as demandas de trabalho e investir em conhecimento. “Não adianta só estar atrás de um volante, tem que conhecer a máquina para resolvermos situações eventuais e quero também aliar com a minha pretensão de conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Abrir espaço para o público feminino é também abrir espaço para novos conhecimentos e oportunidades. Gostei tanto que Já convidei a minha mãe para participar do próximo curso”, destacou a caminhoneira.

A participante Érica Martins também tem boas expectativas e faz muitos planos para quando terminar o curso. “Já trabalhei no agro e sou apaixonada por máquinas, por caminhão. Quando fiquei sabendo do curso logo fiz minha inscrição, por acreditar ser mais uma oportunidade. Esse é meu primeiro curso, pretendo fazer também o de empilhadeira para dar continuidade na minha capacitação e aumentar as minhas chances de trabalhar. Estou grávida e essa fase não é obstáculo para que eu participe. Nós mulheres temos potencial para essa atividade, somos detalhistas, cuidadosas e essas características são o nosso diferencial”, disse.

“Hoje temos um público superior a 13 mulheres em contato com equipamentos de alta tecnologia e grande rendimento operacional. Elas estão aprendendo sobre procedimentos de segurança, assim como tudo que envolve as atividades produtivas do campo. Mais do que apenas proporcionar uma nova capacitação, essa é uma nova oportunidade para seguir carreiras das quais, por vezes, não tiveram oportunidade em uma idade anterior e agora percebem-se capazes de iniciarem uma nova jornada na vida profissional”, pontuou instrutor e gerente do Centro de Treinamento e Tecnologia da Abapa, Douglas Fernandes.

O treinamento teve duração de 24 horas aulas distribuídas entre teoria, prática e visitação à concessionária da Volvo para apresentação das tecnologias das máquinas. Foram abordados, desde os princípios básicos de funcionamento da pá carregadeira até as técnicas avançadas de operação e manutenção, com foco na segurança e na produtividade. O curso também levou instruções sobre legislação trabalhista e normas de segurança específicas para o setor. Na próxima semana, entre os dias 14 e 16 de maio, a Abapa ofertará o curso de Operação e Manutenção de empilhadeira para uma nova turma exclusivamente feminina, no Centro de Treinamento.


Fonte: Blog Bahia  / Abapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário