Novo equipamento aumenta capacidade de exames no Laboratório de Análises Clínicas Leonídia Ayres de AlmeidaBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


15 de mai. de 2024

Novo equipamento aumenta capacidade de exames no Laboratório de Análises Clínicas Leonídia Ayres de Almeida

Na última terça-feira (14), iniciou-se a implantação dos setores de imunologia e hormonologia no Laboratório Municipal de Análises Clínicas Leonídia Ayres de Almeida. A Secretaria de Saúde de Barreiras obteve, em regime de comodato com uma empresa de equipamentos laboratoriais, o Maglumi X8 Snibe, que pode realizar cerca de 600 testes por hora utilizando o princípio da quimioluminescência.

Com este equipamento, é possível realizar testes de HIV, HTLV, toxoplasmose, citomegalovírus e exames hormonais como T3, T4, TSI, LH e FSH. Isso amplia a oferta de exames para os moradores de Barreiras, conforme explica o coordenador do laboratório e bioquímico, Marcus Vinícius Cirilo.

“A partir de agora, vamos conseguir realizar todos esses exames localmente, graças a este equipamento que conseguimos trazer para Barreiras. Hoje, a assessoria científica da empresa que forneceu o equipamento está oferecendo um treinamento para que a equipe possa manuseá-lo de forma assertiva e segura”, destaca o coordenador.

Marcus Vinícius participou da capacitação acompanhado pelos bioquímicos Edney Dias e Paulo Roberto, além dos técnicos de laboratório Uilma Xavier, Kassio Ferreira e Rosimery Santos. Segundo Cirilo, a empresa fornece o equipamento em regime de comodato – uma espécie de empréstimo – e, em contrapartida, o Município adquire os insumos necessários.

O secretário de Saúde de Barreiras, Melchisedec Neves, destaca que a cidade sai na frente como pioneira na região Oeste ao disponibilizar esta nova ferramenta laboratorial. “Somos o primeiro município do Oeste a ofertar na rede municipal de saúde esses testes, em laboratório próprio, o que reflete o alto volume de investimentos na saúde, demonstrando a nossa preocupação em ofertar um moderno atendimento, com qualidade e eficiente para a população”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário