Parceria entre Abapa e São Desidério transforma realidade de pequenos agricultoresBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


13 de mai. de 2024

Parceria entre Abapa e São Desidério transforma realidade de pequenos agricultores

 

Há cinco anos, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) levou o projeto de “Apoio aos Pequenos Agricultores Familiares” para o município de São Desidério. Atualmente, 37 kits estão instalados nas comunidades rurais de Buriti Seco, Samambaia, Cabeceira do Salto e Tucano. A parceria com a Secretaria de Agricultura do município mudou a vida dos pequenos produtores que passaram a alcançar maiores produtividades nas suas lavouras.

Famílias como a da agricultora Ivonete Oliveira, que trabalham no cultivo de hortaliças, comemoram os resultados após o uso do kit de irrigação doado pela Abapa. “Essa parceria da Abapa com a Secretaria de Agricultura foi um passo muito importante para nós, pequenos agricultores. Comecei esse trabalho em 2019, sem o kit de irrigação. Plantava no brejo e passei por muitas dificuldades. Produzia bem menos e não colhia nem 30%. Hoje é praticamente 100%, com a irrigação complementar temos mais facilidades”, afirmou a agricultora.

No campo, ela conta com a ajuda do marido e dos quatro filhos, e com o lucro da comercialização dos produtos, investe também na educação da família. A filha de 17 anos, Kaly Ruana, cursa o segundo ano na Escola Técnica Agrícola em Santana dos Brejos e sonha com o seu futuro no agronegócio. “Por ser aqui da roça, já tinha alguns conhecimentos sobre a terra, na escola aprendo um pouco mais sobre os tratos e aplico aqui. A parceria entre a Abapa e o município contribuiu com melhorias, primeiramente porque não produzimos o ano todo, agora temos quantidade, qualidade e renda. Com a comercialização dos produtos, minha família pode custear os meus estudos e dos meus irmãos. Pretendo cursar uma faculdade de agronomia, continuar ajudando aqui na nossa terra e também as outras pessoas com o meu conhecimento”, pontuou a jovem.

A maior parte da produção de hortaliças dos pequenos agricultores de São Desidério é comercializada no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), promovendo o acesso à alimentação com segurança e qualidade e ainda, incentivando a agricultura familiar. “Com a parceria entre a Abapa e a prefeitura, observamos o crescimento da agricultura familiar de São Desidério. É um incentivo que promove o aumento da produção, agrega valor e crescimento econômico com a oportunidade de comercializar na feira livre, em mercados e ter acesso a políticas públicas como o PNAE e PAA, através de compras públicas para o próprio município. Acredito que com essa parceria, atenderemos mais produtores que ainda não foram contemplados com o kit de irrigação”, destacou o secretário de agricultura, Filipe Gusmão.

“Assim como em São Desidério, a Abapa mantém o projeto em outros nove municípios do Oeste e também, em municípios do Sudoeste da Bahia. Ao unirmos forças com as Prefeituras, entendemos que a iniciativa ganha um impulso maior e alça melhores resultados. É uma forma encontrada de levar tecnologia e pesquisa a pequenas localidades, alcançando mais pessoas, melhorando as produtividades e consequentemente, as condições de vida daquelas famílias”, destaca o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.

Para o agricultor e presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Samambaia, Edson José de Oliveira, o projeto proporcionou benefícios que facilitaram o trabalho no campo. “Antes do kit, a gente molhava no regador e com as mangueiras de irrigação, podemos nos organizar melhor. No ano passado, produzimos bem, rúcula, alface, cheiro verde e cebolinha. Entregamos para o município a média de 1200 pés de alface por semana. Agora, em abril, iniciamos o novo plantio para as entregas em junho e a previsão é de entregar uma quantidade maior”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário