Prefeitura de Barreiras e Sebrae preparam a sexta edição do Encontro da Cadeia Produtiva do LeiteBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano

24/09/2025

Prefeitura de Barreiras e Sebrae preparam a sexta edição do Encontro da Cadeia Produtiva do Leite

 

Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Agricultura e Tecnologia, e o Sebrae coordenaram uma reunião preparatória para a realização da sexta edição do Encontro da Cadeia Produtiva do Leite, que acontecerá de 29 de outubro a 1º de novembro, em Barreiras. O evento busca consolidar a pecuária leiteira como vetor de desenvolvimento econômico da Bahia, com destaque para o Oeste, principal região produtora do estado.

Além de reforçar a importância de municípios como Santa Rita de Cássia, que concentra o maior rebanho de gado de corte da Bahia, o encontro terá como foco a inclusão dos pequenos produtores na cadeia produtiva, ampliando a capilaridade e fortalecendo a agricultura familiar. A programação será marcada por palestras, painéis, missões técnicas, visitas a propriedades, casos de sucesso, festival de queijos e vinhos e leilão de gado especializado, além da entrega do Prêmio Personalidade do Leite do Oeste da Bahia, que abre oficialmente o evento no dia 29 de outubro, às 18h.

O secretário municipal de Agricultura e Tecnologia, Joaquim Neto, destacou o esforço da gestão municipal para viabilizar o encontro. “Estamos trabalhando para que esta sexta edição seja um marco para a cadeia do leite no Oeste. A Prefeitura está empenhada em garantir um evento grandioso, fruto da união de instituições e produtores. Nossa meta é dar visibilidade ao trabalho que já vem sendo feito, valorizar os pequenos e integrar toda a região, inclusive com a participação de produtores da Chapada Diamantina, que trarão seus queijos e vinhos para o festival”.

O coordenador geral do evento, Ubirajara Zapponi, apresentou a programação e enfatizou a abrangência do projeto, que prevê ações estruturantes como reuniões técnicas, videoteca online no canal CRIO Leite Oeste Bahia, debates presenciais e virtuais, além da realização do encontro anual. Entre os principais públicos do evento estão produtores de leite, associações, cooperativas, técnicos do setor, empresas de insumos e tecnologia, estudantes de cursos técnicos e acadêmicos das ciências agrárias, além de pesquisadores.

Segundo o gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso, o evento terá impacto direto na economia local. “Este é um movimento que fortalece não apenas a cadeia produtiva do leite, mas também o turismo, a gastronomia e a cultura regional. É um espaço de oportunidades, que valoriza os pequenos produtores e mostra o potencial da nossa região para toda a Bahia”.

A reunião contou ainda com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Gulla; da subsecretária de Indústria, Comércio e Serviços, Cristiane Pacheco; da presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Rosi Cerrato; representantes do Senar/FAEB, da Cooperleite, Acrioeste, Consórcio Desenvolvimento Sustentável Velho Chico e Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Dircom PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste Blog