Dez anos do SAMU Barreiras são marcados pelo trabalho e dedicação em salvar vidas e amparar pessoasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


15 de jul. de 2020

Dez anos do SAMU Barreiras são marcados pelo trabalho e dedicação em salvar vidas e amparar pessoas

Após dez anos de atuação em Barreiras, o número 192 é o primeiro a ser acionado sempre que surge uma situação de emergência em saúde, ou há necessidade de atendimentos em primeiros socorros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) faz parte do dia a dia do barreirense, oportunizando com que o auxílio chegue precocemente à vítima e reduzindo os danos ao garantir melhor prognóstico possível aos pacientes. A instituição celebra neste 14 de julho, dez anos de prestação de serviço à população em meio a uma das maiores pandemias da história mundial. Um momento desafiador que exige ainda mais dos homens e mulheres que estão na linha de frente do SAMU.

A Central de Regulação de Urgências localizada em Barreiras é responsável por regular 23 municípios da região Oeste. Atende uma média de três mil chamadas mensais e neste momento de pandemia, além das ocorrências rotineiras, os 76 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores, farmacêutica e serviços gerais, estão no enfrentamento do Coronavírus, sendo responsáveis pelos atendimentos diretos pré hospitalar e transferências de pacientes moderados e graves, suspeitos ou confirmados de Covid -19.
 “Gostaríamos de comemorar essa data tão especial para nossa instituição de uma forma diferente, mas o momento atual não nos permite, e estamos focados, junto a todas unidades, em vencer essa luta contra o novo Coronavírus”, diz o coordenador do SAMU base Barreiras, João Carlos Oliveira. Ao relatar o desgaste dos profissionais neste período, ele relembra os cuidados básicos que a população deve adotar para evitar a transmissão do vírus, com o uso de máscara, evitar aglomerações e seguir as demais recomendações dos órgãos em saúde pública.

Como forma de valorizar o trabalho das equipes e garantir melhores condições de atendimento e atuação, em março de 2019, a Prefeitura de Barreiras entregou três novas ambulâncias para o SAMU. Em junho passado foi realizado a reforma da atual sede e autorizado a construção de novas Base e Central de Regulação e Urgências. “Atendemos todos os tipos de urgência e emergência, acidentes, paradas cardiorrespiratórias, crises convulsivas, quedas de altura, entre outras. O SAMU melhorou significativamente a assistência à saúde dos cidadãos barreirenses e da regional Barreiras/Ibotirama, tanto na agilidade do atendimento quanto na qualidade dos transportes. Estes investimentos são o reconhecimento do trabalho dos envolvidos”, destaca a coordenadora regional, Kallynka Soledade.

Para o secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, os dez anos de atuação do SAMU são motivo de orgulho e, principalmente, de homenagear os profissionais que se revezam no trabalho de salvar vidas e cuidar das pessoas. "Meus parabéns, mas sobretudo, meus agradecimentos a esta equipe de excelência, que vem exercendo esta função com toda dedicação. Tenho certeza que muitas pessoas têm suas vidas salvas graças a presteza e agilidade destes profissionais, desses heróis da saúde. Minha gratidão a equipe SAMU, que  diuturnamente está pronta, para salvar as nossas vidas e de quem amamos", finaliza Vian.





Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário