Estudantes de Roda Velha vencem concurso Missão Garatéa e enviam seus trabalhos para o espaçoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


8 de dez. de 2020

Estudantes de Roda Velha vencem concurso Missão Garatéa e enviam seus trabalhos para o espaço

 

O lançamento do foguete com 67 desenhos do mundo inteiro ocorreu a partir da plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, neste domingo.


Amanda e Ian passaram por uma experiência única neste fim de semana. Nesse domingo (06), eles puderam acompanhar o envio de seus desenhos para o espaço, literalmente falando. Isso só foi possível porque esses estudantes de Roda Velha, distrito de São Desidério, venceram o concurso nacional Missão Garatéa.

Esse concurso é fruto da parceria entre o Garatéa-ISS, ação que promove a participação de estudantes brasileiros no Programa de Experimentos de Voos Espaciais de Estudantes Americanos (American Student Spaceflight Experiments Program – SSEP), a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação de Apoio à Física e Química. Além disso, ele conta com o patrocínio do Instituto TIM, da Airvantis e da Braskem.

Mas ganhar um concurso desse tipo não é tarefa fácil. Afinal, essa edição contou com a participação de 34.145 alunos do ensino fundamental e médio do mundo inteiro, sendo que cerca de 21.200 desenhos foram enviados para julgamento. Desse total, apenas 67 desenhos foram escolhidos para serem enviados num foguete para a Estação Internacional no espaço.

E é nesse grupo seleto que estão Amanda e Ian. Amanda Correia Vieira, estudante do 7° Ano do Colégio Maria Edith Rhoden, conseguiu o primeiro lugar na competição a nível nacional na edição de 2018/2019 por apresentar um desenho de comemoração dos 50 anos da Apollo 11 com um astronauta carregando a bandeira do Estado da Bahia. Já o estudante Ian Massao Roso Guibu, que cursa o 4° Ano no mesmo colégio que Amanda, conseguiu o primeiro lugar por apresentar na edição de 2019/2020 um desenho do Sistema Solar com um astronauta sobre a lua.

A decolagem do lançador Falcon 9, que levava o foguete com os 67 desenhos do mundo inteiro, incluindo dos estudantes de Roda Velha, ocorreu a partir da plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 13h00 desse domingo (06).

O momento foi de emoção não apenas para os estudantes, mas também para as coordenadoras do Colégio Maria Edith Rhoden, que ficaram emocionadas com a premiação e com a conquista de seus alunos.


A coordenadora Daysa Régis Azevedo ressaltou que esse tipo de projeto incentiva os alunos a se interessarem por astronomia e que a participação dos estudantes de Roda Velha é motivo de muito orgulho para a comunidade.


“Participar do projeto Garatéa é uma satisfação muito grande, além de incentivar os alunos a gostarem de astronomia. A participação dos nossos alunos em projetos nacionais e internacionais é de suma importância, para incentivar o conhecimento e o gosto pela ciência. Como nesse caso, no qual os desenhos dos alunos do Colégio Maria Edith foram lançados na Flórida. Isso nos enche de orgulho, satisfação de estar fazendo a diferença no âmbito educacional”, declarou a coordenadora Daysa.

Já a coordenadora e sócia-proprietária do Colégio Maria Edith Rhoden, Denize Perboni Fantin, reforçou que o colégio “busca incentivar a participação dos alunos nas mais diversas olimpíadas e concursos, locais, nacionais e internacionais. E colher resultados assim, tão promissores é sem dúvida uma alegria muito grande, e acima de tudo o reconhecimento de todos os envolvidos”.

Sem dúvidas, a vitória de Amanda e Ian deixa o Oeste Baiano mais orgulhoso de seus cidadãos.



 Fonte: Blog Bahia  / Fala Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário