Produtores rurais recuperam 950 quilômetros de estradas da Bahia em 2020Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


10 de fev. de 2021

Produtores rurais recuperam 950 quilômetros de estradas da Bahia em 2020

  

Os produtores rurais baianos, por meio do Programa Patrulha Mecanizada da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), garantiram que cerca de 950 quilômetros, de 13 trechos de estradas, fossem recuperados ao longo de 2020. Como destaque nas intervenções, entre maio e dezembro, as ações se coordenaram para a execução de 31 quilômetros de pavimentação asfáltica e 14 km de requalificação com microrevestimento da Linha Timbaúba, em Luís Eduardo Magalhães. Esta obra beneficiou 300 famílias, que dependem diretamente da estrada, e vai ajudar a impulsionar a economia de uma área que compreende 50 mil hectares produtores de algodão, soja e milho na região.

No final de 2020, teve início a obra de terraplanagem de um trecho de 35 quilômetros, da BA-458, denominada Linha Estrondo, em Formosa do Rio Preto. Do total do empreendimento, cinco quilômetros estão concluídos. “A Patrulha Mecanizada alterou o modo de trabalho no que tange à forma operacional. As obras de pavimentação também passaram a ser realizadas integralmente com estrutura própria, como já acontecia com a recuperação e manutenção das estradas. Isso garante agilidade e eficiência nos trabalhos”, afirma o diretor executivo da Abapa, Lidervan Morais.


No período de janeiro a maio de 2020, as ações se voltaram, prioritariamente, para as manutenções e construções de bacias de contenções, a exemplo do trecho da linha dos pivôs, estrada Rio de Pedras e a estrada que liga Distrito de Cocos a Baianópolis, Jaborandi (BA) a Mambaí (GO). Com a intensificação das chuvas em dezembro até agora, a Patrulha Mecanizada vem reforçando as ações emergenciais para garantir a trafegabilidade das vias. 

O presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, reforça sobre esta contribuição do programa para a preservação dos recursos naturais, ao ter criado 10 mil bacias de captação (ou de contenção) de água, também conhecidas como “barraginhas”, 600 terraços e 10 mil desvios laterais. “Com o apoio dos produtores dos trechos, IBA, Fundeagro e Prodeagro,  conseguimos recuperar e pavimentar estradas, como aconteceu também com os 40,5 km da rodovia Rio Grande e 33 Km da Estrada da Soja executados em 2019”, reforça.


Sobre o Programa - Criado em 2013, a Patrulha Mecanizada da Abapa recuperou um total de 3 mil Km, em 43 estradas vicinais, especificamente do Oeste, principal polo produtor da Bahia. Comparando, a soma de todas as vias abrangidas pelo Programa seria equivalente a uma rodovia que ligasse as capitais Salvador (BA) e Porto Alegre (RS). Para obter este resultado, os produtores rurais baianos contam com parcerias do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), do Fundeagro, da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), do Prodeagro e parcerias com os municípios.


Fonte: Blog Bahia  /  Assessoria de Imprensa Abapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário