Método canguru estreita laços entre mãe e filho no HOBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


24 de mar. de 2022

Método canguru estreita laços entre mãe e filho no HO

 

Quando se fala em canguru, logo se imagina uma mãe protegendo seu filho com o acalento do próprio corpo. Essa imagem inspira o Método Canguru, um modelo de assistência ao recém-nascido adotado na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCA) do Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município e Barreiras. Desde que o método foi implantado no HO, em outubro do ano passado, os bebês internados nessa ala permanecem durante todo o dia no aconchego do colo de suas mães, o que aumenta ainda mais o vínculo afetivo entre eles.

É como se o bebê que é colocado em contato com o corpo da mãe se sentisse de volta ao útero: “Isso promove inúmeros benefícios, que vão desde a melhora na qualidade do sono e o desenvolvimento neuropsicomotor, ao estímulo ao aleitamento e à diminuição do risco de infecção”, explica Rosangela Vieira, enfermeira que coordena o setor.

O Método Canguru busca a atenção integral e humanizada ao recém-nascido e consiste em três etapas: a primeira é no início da gestação, quando se realiza o pré-natal; a seguinte ocorre no momento em que o bebê é encaminhado para a UCINCA; e a terceira é quando o recém-nascido recebe alta e passa a ser acompanhado no ambulatório da unidade.

Núbia Ferreira, mãe do pequeno Edgar que ficou internado na UCINCA, achou o projeto ótimo. “Esse período que ele pôde ficar comigo foi muito importante para acelerar sua recuperação”, comentou. Atualmente, o serviço de neonatologia do HO é dividido em Unidade de Terapia intensiva (UTIN), com 10 leitos, e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCO), com 10 leitos e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCA), com 5 leitos.


Fonte: Blog Bahia  / HO

Nenhum comentário:

Postar um comentário