Termina nesta sexta (15) prazo para estudantes solicitarem isenção da inscrição do Enem 2022Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


14 de abr. de 2022

Termina nesta sexta (15) prazo para estudantes solicitarem isenção da inscrição do Enem 2022

 

Termina nesta sexta-feira (15) o prazo para os estudantes da rede estadual de ensino solicitarem a isenção da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), através do link. No mesmo endereço eletrônico também pode ser realizada a justificativa da ausência no exame, ocorrido em 2021. Para nortear os jovens, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) preparou o Documento Orientador do Projeto Enem 100%. O material detalha todas as orientações de apoio aos estudantes até os dias de realização das provas.

O participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021 e que não tenha comparecido nos dois dias de prova deverá justificar a ausência para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2022. As unidades escolares da rede estadual estão orientadas a disponibilizar um ou mais computadores para que os estudantes acessem a página do participante e realizem os procedimentos.

Para fazer a justificativa ou solicitar a isenção, o candidato deverá informar o número do seu CPF e a data de nascimento; informar um endereço de e-mail válido e único e um número de telefone fixo ou celular válido; preencher corretamente as informações solicitadas, inserir os documentos requeridos; e verificar se a solicitação foi concluída com sucesso. O candidato deve criar um cadastro e uma senha de acesso para a Página do Participante, que deve ser memorizada ou anotada em local seguro, pois será utilizada para acompanhar a situação da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022.

Isenção – Pode solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 o participante que esteja cursando a última série do Ensino Médio em 2022, de qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, bem como aquele que cursou todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Também pode solicitar a isenção o participante que declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Ações do Enem 100% – Em breve, a SEC disponibilizará o cronograma das aulas virtuais previstas na terceira etapa do projeto, como uma das ações voltadas para o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes. Além disso, também foi firmada uma parceria com a Rede Enem, a qual disponibiliza gratuitamente um vasto material preparatório para o exame. Já a quarta etapa do Projeto Enem 100% prevê a descentralização de recursos para todas as unidades escolares para a contratação de transporte, aquisição de kit lanche e kit higiene para todos os estudantes concluintes da rede estadual de ensino que se inscreverem no Enem.




Fonte: Blog Bahia  /  Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário