Prefeitura de Barreiras faz a entrega das primeiras Carteiras de Identificação do AutistaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)



30 de ago. de 2022

Prefeitura de Barreiras faz a entrega das primeiras Carteiras de Identificação do Autista

 

As primeiras 43 carteiras destinadas à identificação de pessoas com transtorno do espectro autista começaram a ser entregues nesta segunda-feira (29), em Barreiras.  As equipes do Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II) se encarregaram da entrega do documento que facilitará a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas da saúde, educação e assistência social.

O secretário de Saúde de Barreiras Melchisedec Neves participou do evento junto com a subsecretária Jamile Rodrigues, os vereadores João Felipe e Valdimiro José, além de equipes do CER II e da Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras e Região (AMA).  “Além dos serviços públicos, a carteira poderá ser utilizada em supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral. Uma vez que não se identifica o autismo visualmente, o que cria uma série de obstáculos ao acesso a atendimentos prioritários e a serviços aos quais a pessoa com autismo tem direito”, destacou o secretário.

A Carteira de Identificação é expedida em Barreiras, pelo CER II, sem qualquer custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou representante legal, acompanhado de relatório médico e de outras documentações. Tem validade de cinco anos, renovável por igual período. A emissão foi instituída por meio da Lei Municipal nº 1.330, de 26 de fevereiro de 2019, sancionada pelo prefeito Zito Barbosa.

Para a confecção das primeiras carteiras, o Centro Especializado em Reabilitação contou com a parceria da Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras e Região (AMA) que enviou cadastros e ajudou na divulgação entre grupos de trabalho. As pessoas que tiverem interesse em obter o documento podem procurar tanto o CER II quanto a AMA que serão orientadas sobre a documentação necessária.

Serviço – O CER II funciona na Rua Nossa Senhora da Conceição, bairro São Miguel (fundos da UPA), de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 18h. A Associação dos Amigos dos Autistas fica na Rua 26 de Maio, 51, Centro.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário