Odontomóvel do Governo do Estado chega a novos municípios como Cotegipe para oferecer atendimento a estudantes e educadoresBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


30 de mar. de 2023

Odontomóvel do Governo do Estado chega a novos municípios como Cotegipe para oferecer atendimento a estudantes e educadores

 

O atendimento odontológico itinerante oferecido aos estudantes e educadores da rede estadual de ensino pelo Governo da Bahia, por meio do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, chega a novos municípios, como Mundo Novo, Casa Nova e Cotegipe. Já em Salvador, o serviço prossegue até esta sexta-feira (31). A ação, iniciada no último dia 20, visa disseminar práticas de higiene e acompanhamento especializado na promoção e proteção da saúde bucal, é realizada em unidades móveis equipadas e deverá beneficiar, neste primeiro ano, mais de 65 mil estudantes. A ideia é que o serviço chegue a todos os municípios do Estado.

A estratégia ‘Odontomóvel: saúde bucal itinerante’ é uma ação da Secretaria da Educação do Estado (SEC), realizada em parceria com Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Nas unidades móveis, compostas por conjuntos odontológicos equipados, são realizados tratamentos de canal; restauração; cirurgia da cavidade bucal; aplicação de flúor e exame radiológico; e tratamento de doenças da gengiva, entre outros procedimentos. Para o acesso ao serviço é preciso apresentar o Cartão do SUS e documento de identidade. No caso de menor de idade, é preciso que a mãe, pai ou responsável assine o termo de consentimento entregue pela escola.

Nos odontomóveis atuam, simultaneamente, até dez dentistas de diversas especialidades, além de outros profissionais que atendem na parte de acolhimento e identificação de prioridades. O atendimento acontece das 8h às 17h, já tendo passado por municípios como Wagner, São Desidério, Filadélfia e Remanso. A ação envolve, também, a entrega de kit de saúde bucal aos estudantes e atividades educativas, como orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.

Cronograma de atendimento – Odontomóvel – março/abril

Na capital – até 31/3

• Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em San Martin.
Atenderá também os estudantes dos seguintes colégios estaduais: Natalia Vinhais, Rubem Dário, Bento Gonçalves, Dom Avelar Brandão Vilela e 2 de Julho.

• Colégio de Aplicação Anísio Teixeira, em São Marcos.
Atenderá também os estudantes dos seguintes colégios estaduais: Vale dos Lagos, Davi Mendes, Armandina Marques e Maria de Lourdes Parada Franch.

• Colégio Estadual Dalva Matos, no Lobato.
Atenderá também os estudantes dos seguintes colégios estaduais: Dr. Ailton Pinto de Andrade, Raymundo Matta e da Polícia Militar – CPM Lobato.

No interior –

Senhor Do Bonfim – Centro Estadual de Educação Profissional –  27/3 a 15/4

Mundo Novo – Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguacu II – 30/3 a 5/4

Cotegipe – Colegio Estadual Jutahy Magalhaes – Tempo Integral -31/3 a 5/4

Casa Nova – Colégio Estadual de Casa Nova – 27/03 a 15/04

Wanderley – Colégio Estadual Antônio Inácio de Oliveira – Tempo Integral – 10 a 15/4

Ruy Barbosa – Colégio Estadual Professor Magalhaes Neto –  em Tempo Integral – 10 a 15/4

Rafael Jambeiro – Colégio Estadual Ana Lucia Magalhaes – Luís Eduardo Magalhães – 17 a 22/4

Jaguarari – Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte do Itapicuru – Tempo Integral – 17 a 29/4

Sobradinho – Colégio Estadual Jorge Khoury – Tempo Integral – 17 a 29/04

Morpará – Colégio Estadual Nemisia Ribeiro dos Santos – 17 a 22/4

Itatim – Colégio Estadual Geovânia Nogueira Nunes – 24 a 29/4

Muquém de São Francisco – Colégio Estadual Suzana de Araújo Bonfim – 24 a 29/04



Fonte:  Blog Bahia  /  Ascom/SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário