Polícia Federal de Barreiras combate fraudes contra o INSS em LEMBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


22 de mar. de 2023

Polícia Federal de Barreiras combate fraudes contra o INSS em LEM

 

A Polícia Federal em Barreiras/BA, deflagrou nesta quarta-feira (22/03/2023) a Operação “Falsa Mortis”, visando desarticular associação criminosa especializada na obtenção de benefícios previdenciários mediante fraudes contra o INSS.

A ação decorreu de investigação desenvolvida pelo recém criado Núcleo de Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos- DRCC/DPF/BRA/BA, que levou à identificação de um esquema criminoso relacionado ao pagamento indevido de benefícios de Pensão por Morte e SalárioMaternidade, concedidos pelo INSS com base em documentos falsificados e vínculos empregatícios inexistentes.

Esquema criminoso que fraudava benefícios de Pensão por Morte e Salário Maternidade

Foram cumpridos 02 mandados judiciais de busca e apreensão na cidade de Luís Eduardo Magalhães/BA, expedidos pela Justiça Federal - Subseção Judiciária de Barreiras, para obtenção de elementos complementares de prova sobre a prática dos delitos investigados. No âmbito dos mandados judiciais, consta ainda a autorização para a quebra do sigilo de dados dos equipamentos de informática apreendidos, bem como acesso imediato aos aparelhos eletrônicos encontrados na posse das pessoas investigadas.

As investigações apontam para o envolvimento de servidores de Cartórios de Registros de Pessoas Naturais de diversos municípios da Bahia e do Paraná que, supostamente em conluio com escritórios de contabilidade, fraudavam benefícios da espécie pensão por morte e salário maternidade se utilizando de documentação falsa. 

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistemas de informações, falsificação de documento público e associação criminosa. 


Fonte: Blog Bahia  /  Comunicação Social Superintendência Regional de Polícia Federal na Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário