Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”, Prefeitura de Barreiras realiza 9ª Conferência Municipal de SaúdeBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


1 de abr. de 2023

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”, Prefeitura de Barreiras realiza 9ª Conferência Municipal de Saúde

 

A abertura da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Barreiras aconteceu nesta quinta-feira (30), no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante, da Câmara de Vereadores. O momento oportuno para dar início ao debate desta edição que traz como tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, teve a participação especial da Banda Municipal 26 de Maio que abriram os trabalhos executando o Hino Nacional e o de Barreiras.

Participaram com propostas para a melhoria e o desenvolvimento de políticas públicas do SUS no município, o vice-prefeito e secretário de Planejamento Emerson Cardoso; a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues; o secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde, Arão Capinam; representando o Núcleo Regional da Saúde do Oeste, Maria Aparecida; a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Theonia Lima; a conselheira estadual de saúde, Maria Helena; também o Diácono Danilo Grindatto, representando a Diocese de Barreiras; o reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia-UFOB, Dr. Jacques Miranda; representando a Universidade do Estado da Bahia, professor Fábio de Oliveira e a presidente do Conselho Municipal de Saúde que declarou aberta oficialmente a 9ª Conferência Municipal, Juliana Vieira.

“Agradeço à gestão municipal pela parceria em realizar mais essa Conferência Municipal, que antecede as Conferências Estadual e Nacional de Saúde. Esse é o momento para a reconstrução de políticas públicas, de debater e avaliar o cenário de saúde municipal, elaborando propostas e diretrizes que reforcem a importância do SUS em nosso município”, relatou a presidente do Conselho, Juliana Vieira.

As conferências municipais têm caráter deliberativo, são espaços onde a participação da sociedade tem grande relevância nos debates que agregam valor ao Sistema Único de Saúde. De acordo com a secretária municipal de Saúde, os pontos serão debatidos no segundo momento que será realizado nesta sexta-feira (31), quando a população terá a oportunidade de participar dos eixos temáticos que permeiam a 9ª Conferência Municipal de Saúde.

“Abrimos com muita alegria, essa 9ª Conferência de Saúde em Barreiras, um momento importante de debate social com a participação de usuários do SUS, profissionais e prestadores de saúde, discutindo, debatendo e ampliando as propostas para a melhoria do Sistema Único de Saúde. Agradecemos a participação de todos e esperamos que nesse espaço saiam propostas que venham agregar valor para a saúde do município”.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, falou da importância do debate, que ampliam propostas de garantias aos direitos do SUS. “Saúde é o nosso bem melhor e com certeza, o SUS foi a política pública mais assertiva que já tivemos nos últimos anos e tem o nosso respeito, reconhecimento, principalmente pelo alcance social. É muito importante trazer provocações que venham contribuir para a evolução do SUS, por isso, acreditamos que as Conferências é um espaço ideal para trazer alternativas positivas que transformem ainda mais a nossa saúde, sendo humanizada, integrada e inovadora”, destacou.

Após a leitura do Regimento realizada pela segunda secretária do Conselho Municipal de Saúde, professora Magda Danylla Xavier da Cunha, foi ministrada a palestra dando início ao debate desta edição que traz como tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, pelo professor Dr. Bruno Klécius, que apresentou o tema de maneira didática e participativa.

A abertura da 9ª Conferência Municipal de Saúde foi prestigiada também pelos vereadores Valdimiro José e Tetéia Chaves, por representantes da sociedade civil organizada, instituições, coordenadores e diretores da Secretaria Municipal de Saúde.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário