LEM: Guarda Civil Municipal divulga balanço das atividades desenvolvidas no último final de semanaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


2 de mai. de 2023

LEM: Guarda Civil Municipal divulga balanço das atividades desenvolvidas no último final de semana

A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, divulga os principais atendimentos prestados à comunidade luiseduardense na última semana, entre os dias 24 de abril à 01 de maio de 2023.

GCM atende diversas ocorrências de Perturbação do sossego

Diversas ocorrências de perturbações do sossego foram registradas pela GCM durante a última semana em LEM.

Cerca de 26 ocorrências de perturbação do sossego foram registradas entre os dias 24 de abril e 01 de maio, em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães. Em alguns casos as ocorrências foram resolvidas no local, em outros, devido à desobediência e reincidências foram recolhidos equipamentos de poluição sonora (aparelhos de som) foram apreendidos e apresentados na SSP, onde os proprietários deveram comparecer na base da GCM, munidos de documentos pessoais e dos referidos aparelhos.


GCM presta apoio ao SAMU durante a semana em LEM

Durante a semana, equipes de profissionais da saúde do SAMU, acionaram a Central da GCM solicitando apoio. Em duas ocorrências de naturezas distintas (02 surto psicótico, 01 via de fato). Diante do exposto, a GCM foi ao local prestar apoio às equipes de saúde, onde os pacientes foram medicados e encaminhados a Unidade de Pronto de Atendimento (UPA).

Indivíduos são presos após desobedecer e resistir abordagem policial

Por volta das 22h00, deste domingo (30), após denúncia de perturbação do sossego na rua Juazeiro, bairro Santa Cruz, onde uma viatura do GPA (Grupamento de Proteção Ambiental), da GCM se deslocou ao local para averiguação da denúncia e ao chegar no local, foi solicitado que os residentes baixassem o som, não sendo atendido a ordem do agente. 05 indivíduos do sexo masculino, além de não obedecerem à solicitação dos GCMs, partiram para cima da guarnição de forma violenta, um dos envolvidos tentou subtrair a arma do Guarda, foi solicitado apoio do ROMU e do PETO para conter a situação.

Todos os envolvidos foram encaminhados e apresentados na Delegacia de Polícia Civil, para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

GCM atende ocorrência de estelionato

Por volta das 17h20, desta sexta-feira (28), ao realizar rondas pelo centro da cidade, um popular abordou a viatura da GCM informando haverem dois indivíduos coagindo as pessoas, no intuito de obter vantagens. Diante das informações, a guarnição se deslocou até o local para verificar a veracidade dos fatos e ao chegar no local foi constatado a veracidade das informações.

 Ao indagar as partes foram verificadas que os dois indivíduos estavam praticando estelionato, art. 171 do CP. Diante dos fatos, os dois indivíduos receberam voz de prisão e foram apresentados no DISEP, para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

GCM através do ROMU atende ocorrência de tentativa de homicídio

Por volta de 01h30, desta segunda-feira (01), A GCM recebeu através de denúncia 153, de que havia um homem ferido por golpe de arma branca, uma guarnição se deslocou até o local e constatou o fato. A vítima teve um ferimento no braço esquerdo e foi solicitado apoio do SAMU, que em seguida encaminhou a vítima para UPA. Após ser liberado, vítima e autora foram conduzidos para o DISEP, para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

Secretaria de Segurança de LEM salva jovem que tentava pular em passarela do Município

Por volta das 10h30, desta sexta-feira (28), após denúncia à membros da Secretaria de Segurança, uma guarnição se composta pelo Secretário de Segurança João Paulo, o Superintendente de Trânsito Ade Cerrado, o gerente Maicon Pepilesco, o comandante da GCM João Batista e o Chefe de Divisão Operacional da GCM Rudival Lima, se deslocou ao local na tentativa de conter o jovem 23 anos, que tentava contra a sua própria vida, em uma passarela no centro da cidade.

Ao chegar no local, um jovem de 23 anos estava sendo amparado por um transeunte do lado de fora da passarela.

Para evitar que o jovem tirasse a própria vida, os agentes da Secretaria de Segurança, pensaram rápido e usaram técnicas adquiridas, e utilizaram os cintos das próprias calças, para envolver os dois jovens para evitar a iminente queda.

Após estabilizá-los, a tela foi cortada e os dois jovens resgatados com segurança.

O jovem foi encaminhado por uma viatura da Secretaria de Segurança para UPA de LEM, onde recebeu os atendimentos necessários.

GCM atende ocorrência de roubo em feira livre da Cidade

Por volta das 16h00, deste domingo (30), A GCM recebeu um chamado pela central 153, informando que no mercado livre do município havia um meliante praticando roubo e que havia roubado a bicicleta de um cidadão, após informações a GCM saiu em diligência e conseguiu capturar o indivíduo e recuperar o produto furtado. Diante dos fatos, o indivíduo recebeu voz de prisão e foi apresentado na Delegacia de Polícia, juntamente com bicicleta furtada e a vítima.

Indivíduo é preso pela GCM após furtar fios em Luis Eduardo Magalhães

Por volta das 11h30, desta segunda-feira (01), a GCM foi informada que um indivíduo estaria praticando furto de fios, no bairro Jardim Paraíso. Diante das informações e com imagens de circuito de câmeras, a GCM se deslocou ao local e após rondas pelas imediações do bairro, o indivíduo foi localizado e recebeu voz de prisão. O indivíduo já é residente, na prática do crime e já foi preso pela GCM anteriormente, na prática do mesmo crime.

Diante dos fatos, o indivíduo juntamente com os fios apreendidos e a vítima foram encaminhados para o DISEP.

Rondas

Entre escolas do município em horários de entrada e saída, rondas no comércio e também no Distrito de Novo Paraná, são alguns dos pontos onde a Guarda Municipal se faz presente. Com essas medidas, e na ação de presença, caíram drasticamente o número de assaltos e pequenos furtos.


A Guarda Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, ou através do WhatsApp (77) 9 9701 4560.

Nenhum comentário:

Postar um comentário